15 de outubro de 2015

brincar é trabalhar e trabalhar pode ser a brincar e tudo é aprender

























brincar é trabalhar e trabalhar pode ser a brincar e tudo é aprender. o trabalho pode não ser só trabalho e a brincadeira só brincadeira. pode ser tudo a mesma coisa. envolver uma criança no estudo não passa por mandar. mandar estudar, trabalhar, fazer tpc's são frases que carregam sempre associadas as ideias de parar, sentar numa cadeira, repetir, copiar, trabalhar e nunca mas nunca sorrir porque trabalhar é coisa séria. as coisas sérias pressupõe caras sérias.  sair da caixa. virar tudo ao contrário. virar tudo de pernas para o ar. trazer sempre na cabeça o dia em que memorizei uma lista de verbos coreografada no terraço de um anexo de uma casa onde vivi. a lista posso ainda hoje debita-la de trás para a frente da frente para trás. o corpo envolvido, a dança no corpo e as palavras acessórias. a receita envolvia prazer. quando envolvemos o trabalho num momento de prazer a apreensão muda, o corpo cede, tudo entra e flui de forma natural o contrário é um exercício de esforço metido ao pontapé. ter um desafio linguístico colossal pela frente coloca-nos diariamente sobre exercícios de esforço por vezes contra natura. impõe-se mais do que nunca virar tudo ao contrário. }as vezes fazem-se figuras mais patéticas e desajustadas que alguma vez imaginaria fazer não fosse a plateia ter o meu amor. repetir palavras para as memorizar de forma exaustiva é chato, cansativo, inebriante. damos luta. depois de cumpridas as formalidades do que é imperativo dar resposta partimos para o ataque usando armas inovadoras. desta vez usamos 6 azulejos, amostras a desuso de um qualquer escritório, uma caneta de acetato e uma oradora a proferir palavras teatralizadas. também serve pendurar palavras em árvores porque trepar para encontrar palavras não carece de grandes pedidos. um dia se por esta casa choverem fórmulas até guardamos esta carta na manga para copiar. o único objectivo que me move é filhos aprendam, descubram, procurem, saibam mas nunca se esquecem de o fazer por prazer no máximo de tarefas possível. haverá muitas sem prazer. mas descobrir o prazer da aprendizagem, o prazer do querer saber é o que acredito estar certo. um dia, quando for grande, vou aprender para ensinar.

Sem comentários:

eu vista por mim

eu vista por mim
novembro1982