16 de maio de 2008

pick me


sem flash, que as retinas são ainda sensíveis, respondo. quando constatam que este, como todos os bebés, não resiste a uma tv ligada e me comentam coisas do género: olha como ele já se entretém com a tv e fica sossegado. fico muda. na verdade, ainda não encontrei nenhum texto que me esclarecesse em profundidade sobre o tema, mas o meu senso comum diz-me que o Sistema Nervoso Central de um bebé de 3 meses é ainda imaturo e, obviamente, não está preparado para assimilar e processar a velocidade de milhões de luzes e sons que uma tv emite. para alem disso creio que a tv, quando não moderada, excita as crianças e não substitui uma interacção real, para não falar em bebés. outras questões relacionadas são a proximidade e o volume. numa breve busca encontrei relatos de mães que colocam os seus bebés, porque (dizem elas) ficam entretidos, frente ao televisor. mas hei-de encontrar mais sobre o tema.
.
e não queria fazer disto uma luta diária.

3 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo, o mais difícil é quando sao eles quem aprendem a usar o dvd e por os filmes de desenhos animados... a minha até o cabo de atrás sabe ligar! Por isso continua a evitar a tv em quanto puderes, logo a luta vái ser que ele nao ligue a tv e se dedique a outras actividades mais apropiadas como ler ou brincar.

Reticências... disse...

No livro do pediatra Mário Cordeiro, nas páginas 307 e 308, vem um pequeno texto muito ilucidativo sobre os bebés e a televisão. "Usei-o" quando o T. nasceu e hoje com 21 meses não liga à televisão...somente vê pequenos filmes de 20 minutos da colecção Baby Einstein com cores primárias e imagens paradas...e adora!!
Espero ter ajudado!

Virgínia disse...

É uma luta eterna! Ouvir música é uma opção bem aceite por estes lados... e se a mãe dançar ainda melhor!

eu vista por mim

eu vista por mim
novembro1982